segunda-feira, 5 de julho de 2010

Reunião na AGAUV



No final da tarde de sexta-feira embarquei em direção a Porto Alegre para, a partir de lá, embarcar para a cidade de Concórdia / SC. Há muito tempo eu devia uma visita a essa regional, e havia me comprometido com o Sunti e o Seu Schneider a participar da reunião da AGAUV, que seria realizada no dia 3 de julho. Promessa feita, compromisso assumido. E me bandeei para Santa Catarina.

A viagem foi tranqüila, e na madrugada de sábado o Sr. Schneider “resgatou-me” na rodoviária de Concórdia e levou-me para sua casa em Peritiba, onde sua esposa nos aguardava com chimarrão e café da manhã. No centro de Peritiba, encontramo-nos com outros participantes da regional, e embarcamos no micro da prefeitura de Ipira, capitaneados pelo Toco (eleito nosso navegador) e comendo os lanches providenciados pela Marlene e pela Cátia. Recolhemos mais alguns participantes pelo caminho e fomos em direção a Aratiba – via Três Arroios -, num percurso que Marlene chamou apropriadamente de “turismo ecológico”, já que o trajeto foi realizado todo em estrada de terra, rodeada por uma paisagem maravilhosa.

A reunião ocorreu na câmara de vereadores de Aratiba, onde fomos recebidos pelo Wellington com um farto lanche – na verdade, comemos o dia todo... Periodicamente a associação reúne os representantes de seus grupos filiados para discutirem não apenas ações a serem postas em prática pelos participantes mas, também, planejarem conjuntamente as atividades que reunirão os grupos que fazer parte dessa regional.




A reunião teve início por volta das 9h30, e foi aberta e conduzida pela sra. Cátia Tessmann, coordenadora do grupo de danças Hohe Schöne Aussicht (Alto Bela Vista /SC) e atual presidente da AGAUV. Após a leitura da ata da última reunião e da prestação de contas feita pelo Sr. Nilvo Schneider (Grupo Sünnros, de Peritiba /SC), tesoureiro da instituição, a palavra foi passada a mim, para conversarmos acerca das atividades do departamento de danças folclóricas e para responder às perguntas que os participantes da reunião tinham acerca de trajes, acervo e funcionamento do próprio departamento.

Após a explanação e o esclarecimento das dúvidas, a reunião discutiu os próximos encontros que serão realizados pela regional, as “Volksfest” nas categorias infanto-juvenil, adulto e idosos. Achei muito interessante duas situações: a primeira foi a oferta da diretoria da AGAUV em intermediar a conversa entre grupo e poder público municipal onde haja necessidade de receber da prefeitura uma força ainda maior; a segunda, foi a discussão em grupo do desenvolvimento das atividades que serão realizadas nas festas planejadas para cada uma das categorias. Achei muito positivo a AGAUV se oferecer, enquanto instituição, para auxiliar os grupos que precisam de uma força maior das prefeituras, bem como achei muito democrática a abertura e discussão de questões relativas ao funcionamento e dinâmicas dos próximos encontros da regional, o que demonstrou um diálogo franco e aberto no interior da associação.

Após a reunião, Weelington nos conduziu a um restaurante da cidade para almoçarmos (e lá fomos nós comer. Mais uma vez...) onde tivemos a imensa alegria de acompanhar o final da partida de futebol da Alemanha contra a Argentina e pudemos ver os argentinos voltando para casa. De quatro... : D

Quando voltamos para Peritiba e me despedi do pessoal, fiquei na casa da costureira Edi, que levou-me à noite até Concórdia, onde embarquei de volta para Porto Alegre e, de lá, para Gramado.