terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Imagem no perfil do blog


Trata-se da gravura de um par no traje da ilha de Föhr, localizada no norte da Alemanha, no Mar do Norte. A ideia é trocar a imagem do perfil constantemente, sempre apresentando um traje diferente.


Um dos destaques deste traje está na vestimenta feminina. Além de carregarem uma espécie de turbante, feito em lenço de seda como um ninho, as moças carregam no peito correntes que contém filigramas de prata que geralmente representam a fé, o amor e a esperança.

Pesquisa

Temos nos preocupado constantemente com as questões relativas à formação dos coordenadores e aos repertórios trabalhados nos grupos. A preocupação gira em torno da ideia de que é necessário que cada Tanzleiter convidado da Alemanha traga apenas repertório novo, quando nosso acervo conta com mais de 700 danças. Por isso, dirigimos aos grupos um questionário cujo objetivo é conhecer mais de perto as necessidades e o perfil dos grupos de danças. Contamos com a resposta de todos para que possamos realizar um trabalho consistente e fundamentado, sólido o suficiente para se manter de pé por mais muitos e muitos anos.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Iniciando

Caros amigos!

Estamos inaugurando o blog do departamento de danças, que deverá ser o nosso canal aberto para a divulgação de textos sobre a dança e o folclore alemães, além de ser um ponto de diálogo e de convergência entre nossos grupos: estamos distantes fisicamente, mas a internet nos aproxima!

A ideia do blog é a de publicar tanto textos técnicos sobre a dança folclórica quanto sobre a história da imigração alemã para o Brasil, além de resgatar as tradições trazidas pelos imigrantes para a nova terra.

Além dos textos de nossa autoria, queremos publicar trabalhos de outras pessoas. Para tanto, quem quiser contribuir para o blog pode mandar seus textos para o email deptofolclore@via-rs.net - os trabalhos serão lidos e publicados.

Contamos com todos para mais este espaço de debate!

Um abraço a todos,

Denise Quitzau Kleine